NOTÍCIAS MAIS LIDAS
EDIÇÃO ONLINE
YET
A Melhor Loja

Metro aumenta vendas comparáveis em 1,3%

Metro aumenta vendas comparáveis em 1,3%

16 MAIO 2018
As vendas comparáveis da Metro cresceram 1,3% no primeiro semestre do seu exercício fiscal de 2017/2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para este desempenho, contribuíram tanto a divisão Metro Wholesale, onde está integrada a Makro, como os hipermercados Real. “As vendas comparáveis da Metro Wholesale cresceram ainda mais no segundo trimestre do ano fiscal e observamos desenvolvimentos positivos na Real”, indica Olaf Koch, presidente do conselho de administração da Metro, que destaca, também, o crescimento dinâmico do negócio online. A Metro Wholesale elevou as vendas numa base comparável em 1,2% no primeiro semestre. Já os hipermercados Real cresceram 1,7%.

As vendas totalizaram 18.560 milhões de euros, menos 0,3% devido aos efeitos negativos das divisas, especialmente na Rússia, Turquia e China. Em moeda local, o negócio cresceu 1,7%, no período compreendido entre novembro de 2017 e abril passado. O negócio de “delivery” evoluiu 20%, para os 2.500 milhões de euros, representando já 17% das vendas.

Na Alemanha, as vendas cresceram 2% em valores absolutos e 2,6% numa base comparável, enquanto na Rússia caíram, respetivamente, 14,9% e 8,8%. Na Europa Ocidental, o negócio aumentou 3,9% em valores absolutos e 0,3% numa base “like for like”. Por seu turno, o lucro líquido da Metro cresceu 9,5%, nos últimos 12 meses, para os 181 milhões de euros. “O desenvolvimento do negócio na Rússia e os efeitos negativos da taxa de câmbio tiveram um forte impacto nas nossas vendas e lucros”, reconhece Olaf Koch. “Estamos a dar os passos para restaurar o crescimento das operações na Rússia, introduzindo uma nova política de preços, intensificando as iniciativas comerciais e melhorando o apoio aos comerciantes independentes”.