NOTÍCIAS MAIS LIDAS
EDIÇÃO ONLINE
A Melhor Loja

50% da implantação dos produtos no linear é feita de forma incorreta

50% da implantação dos produtos no linear é feita de forma incorreta

12 ABRIL 2018
A implantação dos produtos nos lineares é executada incorretamente uma em cada duas vezes. Além disso, o linear não inclui até 28% dos artigos que estavam inicialmente previstos.

Estes são dados da Nielsen, que lançou em Espanha o Mobile Shelf Planner, uma solução Cloud que permite criar, ajustar e executar, em tempo real, os planogramas das lojas. Deste modo, os fabricantes poderão ajustar a sua estratégia no linear, ao conhecer, a cada momento, o que se está a passar na loja, ficando a conhecer qual a implantação real no ponto de venda e o mix de produtos que funciona para aumentar eficientemente as vendas.

Esta solução abarca desde a planificação estratégica prévia à execução em loja. A aplicação integra dados em tempo real e análises espaciais do linear, para assegurar que a cada produto é atribuído o espaço ótimo necessário para maximizar o seu rendimento, tendo em conta as restrições físicas e a cadeia de abastecimento. “Historicamente, a planificação do linear é criada a partir de um plano estático que é enviado por e-mail ou pela Intranet para ser impresso e implementado pelo pessoal da loja. É, portanto, um processo unidirecional muito ineficiente para a sua adaptação na loja”, comenta Elena Alonso Ayala, responsável de Shopper Marketing da Nielsen. Com o Mobile Shelf Planner pode criar-se planos de uma forma simples, rápida e eficiente. Além disso, uma vez que o planograma é enviado à loja, pode ser modificado no local e adaptado à situação real.