NOTÍCIAS MAIS LIDAS
EDIÇÃO ONLINE
A Revista dos Negócios da Distribuição

Claire’s à beira da falência

Claire’s à beira da falência

19 MARÇO 2018
A cadeia de lojas Claire’s está a preparar o encerramento das suas operações nas próximas semanas, após o qual a sua atual proprietária, a Apollo Global Management, entregará a empresa aos credores.

De acordo com a Bloomberg, a Claire’s enfrenta uma dívida de 1,6 mil milhões de euros. Tudo indica que a cadeia irá decretar falência. Deste modo, a marca de acessórios, direcionada fundamentalmente a uma camada mais jovem, estará a fechar o acordo para passar o controlo da atual detentora para os credores Elliott Capital Management e Monarch Alternative Capital.

Foi em 2007 que a Apollo Global Management comprou a Claire’s por 2,3 mil milhões de euros. O investidor focou-se na sua expansão e, entre 2020 e 2013, abriu 350 lojas. Numa tentativa de aumentar as receitas, foi assinado um acordo com a cadeia de supermercados Giant Eagle e CVS, para disponibilizar a gama de produtos nestes pontos de venda. Mas o endividamento não parou de aumentar. "É o caso clássico em que os donos assumiram que conseguiriam gerar dinheiro durante um longo período de tempo e deixaram que a empresa se tornasse menos competitiva", comenta Charles Allen, da Bloomberg Intelligence.

Em janeiro, a Reuters tinha já noticiado que a Claire's tinha contratado o banco de investimento Lazard para a aconselhar sobre a reestruturação da dívida.

A Claire's está, neste momento, presente em cerca de 45 países, com 4.220 espaços, a grande parte em centros comerciais. Tal como muitas outras marcas, tem sido desafiada pela menor afluência aos shoppings e pela concorrência online, observa a Bloomberg.