NOTÍCIAS MAIS LIDAS
EDIÇÃO ONLINE
A Melhor Loja

Walmart desenvolve nova solução para melhorar a qualidade dos frescos

Walmart desenvolve nova solução para melhorar a qualidade dos frescos

6 MARÇO 2018
A Walmart criou o sistema inteligente Eden para melhorar a qualidade e o tratamento dos frescos, principalmente frutas e verduras, desde o campo às lojas até chegar ao consumidor.

Este sistema consegue fazer um seguimento completo da frescura dos alimentos, procurando possíveis defeitos, e tem a capacidade para prever a data exata de validade. Isso é feito através de um algoritmo que também tem em consideração os standards de qualidade da Walmart e que conta com mais de um milhão de fotos como base de análise da frescura dos alimentos.

Esta tecnologia também pode monitorizar a temperatura a que os alimentos estão submetidos, por exemplo, nas deslocações entre os centros de produção e as lojas. Se detetar que as temperaturas não são as recomendadas, pode informar para que o veículo de transporte faça rotas alternativas.

A Walmart assinala que, com esta tecnologia, pode poupar 1.611,47 milhões de euros nos próximos anos, sobretudo em desperdício alimentar. A retalhista já conseguiu poupar 69,29 milhões de euros nas 43 lojas onde o Eden entrou em funcionamento há pouco mais de um ano. Não é objetivo que esta tecnologia venha a substituir os colaboradores, que continuam envolvidos na determinação da qualidade dos alimentos.