NOTÍCIAS MAIS LIDAS
EDIÇÃO ONLINE
YET
A Melhor Loja

Quais são as mega tendências de consumo?

Quais são as mega tendências de consumo?

29 DEZEMBRO 2017
A Euromonitor International publicou uma análise com as mega tendências que terão maior impacto nas indústrias e nos consumidores até 2030. Consumidor conectado, consumidor ético, vida saudável, retirada da classe média, produtos premium, mudança nas fronteiras do mercado e reinvenção das compras são as grandes tendências às quais as empresas se deverão antecipar.

Os consumidores conectados usam computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos eletrónicos ligados à Internet para interagir com o conteúdo digital. Deste modo, a experiência é um dos factores chave que irá influenciar o consumo.

Por outro lado, muitos consumidores e empresas prestam atenção aos valores éticos, o que se traduz em decisões baseadas no respeito pelo meio ambiente, bem-estar animal, sustentabilidade, assim como no desejo de ter um impacto positivo no trabalho e nas pessoas. Esta tendência está baseada em três fatores: conhecimento, acessibilidade e disponibilidade.

Ao mesmo tempo, os hábitos de vida saudável estão a converter-se no principal motor para os consumidores, que estão preocupados com a obesidade ou a sensibilidade a certos alimentos. Esta abordagem implica uma mudança no estilo de vida a que as empresas devem ter em conta e que gera oportunidades de negócio.

O estudo indica ainda que os consumidores de classe média preferem escutar-se uns aos outros do que às marcas. Desde 2010 e após a crise financeira que as lojas de discount têm registado crescimento das vendas. Os consumidores exigem lojas mais pequenas e em localizações mais convenientes.

Além disso, com maior variedade de produtos, os consumidores podem gastar mais no que realmente lhes importa, enquanto reduzem os gastos no que não lhes interessa.

Outra das tendências indicadas é a mudança nas fronteiras do mercado. Para assegurar o crescimento futuro, as empresas terão que adaptar-se à evolução da realidade demográfica, económica e tecnológica e atrair novos mercados.

Finalmente, a maneira de comprar bens e serviços está em constante mudança, tanto económica como tecnológica. Com a tendência das compras pela Internet em alta, o que permite comprar através de distintas plataformas, os retalhistas devem preparar-se para isso. Os clientes procuram valor antes, durante e depois das compras. Além disso, esperam cada vez mais que os retalhistas se relacionem consigo adaptando-se ao seu estilo de vida, por exemplo, incorporando a venda de produtos através das redes sociais.