99% dos consumidores ainda compram alimentos nas lojas físicas

14 SETEMBRO 2017
Embora muitos retalhistas estejam a experimentar formas digitais de compras, parece que a maioria dos consumidores ainda opta por comprar alimentos na loja física. Apenas 1% dos consumidores compram unicamente online.

A loja física ainda mantém a atração do imediatismo, de acordo com 71% dos adultos entrevistados pelo Conselho Internacional de Centros Comerciais (ICSC). Outros 70%  disseram que visitam uma loja física para comprar frescos e 69% querem ver as opções de produtos pessoalmente. "O sector dos supermercados continua relativamente pouco impactado pelo crescimento das vendas no comércio eletrónico", afirma Tom McGee, presidente e CEO do ICSC. "Os consumidores querem selecionar o melhor e o mais fresco para levar para casa".

Os hábitos de compra nos Millennials são um pouco diferentes, uma vez que 5,9% - um pouco acima da média - compra em diferentes tipos de loja. Dos Millennials que compram online, 81% escolhem a opção de recolha em loja. Este número não é surpreendente, já que três em quatro compras online terminam com a recolha em loja.

Cerca de 44% das compras são entregues em casa do cliente e 36% são enviadas por correio ou por um serviço de entrega ao domicílio. 

Em média, os consumidores visitam 5,4 tipos diferentes de lojas, com 92% a visitar lojas discount. As lojas de especialidades e gourmet são visitadas com pouca frequência.