Lidl Portugal vai exportar para os Estados Unidos

17 FEVEREIRO 2017
O volume de exportações do Lidl aumentou cerca de 45% em 2016 e representou um volume total de vendas equivalente a total de 70 milhões de euros. O Lidl Portugal exporta um total de 115 produtos portugueses e prevê aumentar em 25% a exportação dos vinhos e em 35% a exportação das frutas e legumes.

Atualmente, é possível encontrar produtos portugueses em 22 países, o que representa cerca de oito mil lojas. Com a chegada do Lidl aos Estados Unidos, já em 2017, o Lidl Portugal vai ter, para já, em permanência dois vinhos de marca própria: Azinhaga De Ouro e Portal do Minho.

As frutas e legumes, o azeite e os vinhos nacionais são os produtos com maior peso na balança de exportações do Lidl. Em 2016, o Lidl exportou oito milhões de garrafas de vinho, cumprindo-se com a expectativa anunciada e duplicando o volume da soma dos anos anteriores e um total de 11mil toneladas de frutas e legumes nacionais. O ano de 2016 marca também o início da exportação de produtos como a couve coração, abóbora manteiga e o melão.

O Lidl Portugal é responsável por 10% da quantidade total da pera rocha exportada por Portugal.

Entre 2009 e 2015, o Lidl exportou um volume total de quatro milhões de garrafas de vinho para mais de 10 mercados: Alemanha, Bulgária, Croácia, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Polónia, Roménia e Suíça. Em 2016, exportou um total de oito milhões de garrafas de vinho para 18 países, sendo o top 3 Alemanha, Polónia e Reino Unido.

Entre os 115 produtos exportados, destacam-se alguns com valores verdadeiramente impressionantes: um milhão de garrafas de piri-piri para 22 mercados, 100 toneladas de bacalhau (essencialmente para o mercado da saudade, países como a Bélgica, Luxemburgo e Suíça), 12 milhões de unidades de leguminosas para 22 países, existindo a possibilidade de exportação para os Estados Unidos da América.  Destaca-se ainda a exportação de 250 mil unidades de pastéis de nata para a Bélgica e de 15 milhões de pães (Pão d’Avó) para Espanha.

Em 2017, a insígnia prevê em 25% a sua exportação de vinhos para 10 milhões de garrafas e, em relação às frutas e legumes, prevê-se crescimento de 35%, sendo este um sector que depende das condições climatéricas.

Em 2017, já estão contratados 22 milhões de litros de azeite para 22 países. Recorde-se que o Lidl Portugal tem um contrato de exclusividade com a Sovena para a exportação do azeite Andorinha.

O Lidl iniciou o seu processo de exportação de produtos portugueses para outros países da rede Lidl em meados de 2000, com o vinho do Porto.